Busque em nosso site

Siga-nos no Twitter

 

 

Matéria exibida no Jornal Hoje, Edição do dia 07/05/2011 - (Rede Globo)

Preso jovem que se passava por tenente para dar palestras em escolas

O rapaz entregou à escola, em São Paulo, um ofício em papel timbrado falso da Aeronáutica, que o autorizava a dar palestras. A Polícia Militar pede que professores e diretores desconfiem e reforcem a segurança.

A polícia faz um alerta para todos os diretores de escolas: Desconfiar sempre e reforçar a segurança. Esta semana um falso militar tentou se passar por um tenente da Aeronáutica numa escola estadual de São Paulo. Os diretores não acreditaram e chamaram a Polícia Militar.

O rapaz que fala com desenvoltura sobre a carreira militar em uma escola estadual de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, é Filipe Vieira Silva, de 20 anos. Na sala de aula estão estudantes da 8º série. A maioria tem 14 anos. Filipe se apresentava como tenente da Aeronáutica.

O rapaz entregou à escola um ofício em papel timbrado da Aeronáutica, que o autorizava a dar palestras. No documento, um detalhe: faltava uma letra na palavra força.

Filipe disse que o objetivo das apresentações era estimular o ingresso dos jovens na carreira. O diretor do colégio desconfiou e avisou a polícia. Foi neste momento que a escola descobriu que Filipe era um ex- soldado da Aeronáutica.

“Nós tínhamos, há um tempo, a denúncia de que um indivíduo estaria indo nas escolas, oferecer palestras, se identificando como oficial da Aeronáutica e vínhamos monitorando a situação algum tempo. Até que nos chegou a denúncia de que esse indivíduo compareceria na escola Maurício Gullar e estaria disposto a fazer palestra lá”, fala o policial militar Rubens Alves Pereira.

A polícia montou um plano para prender o falso militar. A direção do colégio foi orientada a marcar a palestra. Na terça-feira passada, todos os passos de Filipe, dentro da escola, foram acompanhados por policiais disfarçados. Depois da apresentação, Filipe foi preso.

Filipe abandonou a carreira militar no começo de abril. Mas na casa do ex-soldado, a polícia apreendeu uniformes, medalhas, distintivos das Forças Armadas. Tudo falso. O comando da Aeronáutica disse que Filipe já tinha sido preso por dar palestras em escolas sem autorização.

“Ele vai num pátio da escola e convida professores e alunos para assistir o hasteamento da bandeira nacional e ele coloca o hino nacional ao som de uma banda baiana de música. Dentro do ritual militar, isso é inaceitável”, esclarece o coronel porta-voz da Aeronáutica, Henry Munhoz.

A Polícia Militar que recebeu a denúncia faz um alerta para os diretores e professores. “É importante que o pessoal da escola estreite o relacionamento com a Polícia Militar, que troque essas informações e que sempre questione sim”, diz Rubens.

Filipe Vieira Silva foi solto por ordem da justiça e vai responder em liberdade pelo uso indevido de uniforme militar. Se for condenado, pode pegar até seis meses de prisão.