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Matéria publicada na Folha de São Paulo, 08 de março de 2012.

No ensino médio, 58% não sabem básico
de matemática

Maioria dos concluintes tem desempenho abaixo do esperado, aponta Saresp

Conhecimento é o esperado para o 9º ano avalia educador; Estado contesta e diz que cobra 'habilidades diferentes'

TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO

Apenas 4,2% dos estudantes que concluíam o ensino médio da rede estadual paulista em 2011 tinham um conhecimento adequado em matemática. Seis em cada dez não sabiam nem o básico do que era esperado para a série na mesma disciplina.

A informação faz parte do balanço do Saresp, exame do governo paulista que avalia anualmente o conhecimento de matemática e português de estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Os dados foram divulgados ontem à tarde pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB).

O balanço mostra que 58,4% dos alunos do 3º ano do ensino médio tiveram desempenho considerado "abaixo do básico" (insuficiente) em matemática, no conceito adotado pelo Estado.

Isso significa dizer, por exemplo, que a maioria dos estudantes de 17 anos não sabia resolver problemas de equação de segundo grau com duas incógnitas.

A proporção de estudantes que ficou nessa categoria aumentou em relação a 2010 -ano em que ficou em 57,7%.

Além do "abaixo do básico" e do "adequado", a escala tem ainda o "avançado" (para estudantes que sabiam mais do que o requerido, onde estão 0,3% dos alunos) e o "básico" (37,1%) -nesse nível, o conhecimento dos conteúdos é considerado mínimo; no "adequado", o conhecimento é visto como pleno.

Estudantes no "abaixo do básico" tiveram nota na prova de matemática inferior a 275 pontos (de um total de 500). Na escala, essa é a nota considerada adequada para estudantes do 5º ano do ensino fundamental e básica para os do 9º ano.

"Os dados mostram que quase 60% dos estudantes do 3º ano têm um desempenho médio esperado para estudantes do 9º ano", avalia Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP e especialista em avaliações educacionais.

A comparação é possível, de acordo com ele, porque a escala de pontos é a mesma para todos os anos.

A secretaria contesta a interpretação do professor -afirma que em cada série a prova cobra habilidades cognitivas diferentes.

MELHORA GERAL

Na média, os dados mostram que a nota dos alunos no ano passado teve leve melhora em relação a 2010, quando houve um recuo nos resultados da maioria das séries.

Os alunos do 5º ano do fundamental foram os que progrediram mais em língua portuguesa e em matemática, como já vinha acontecendo nos anos anteriores.

A leve melhora geral, no entanto, não foi suficiente para elevar as notas dos estudantes das outras duas séries ao patamar de pelo menos três anos antes.

No 9º ano, a nota de português de 2011 é menor do que a dos alunos da série em 2007. No 3º ano, as notas de 2011 foram menores que as de 2008 nas duas disciplinas.

 

Ações adotadas vão aprimorar notas, diz secretário-adjunto

DE SÃO PAULO

João Cardoso Palma Filho, secretário-adjunto de Educação do Estado, disse que o ensino médio é "a principal preocupação" do governo no que se refere à educação básica.

Foi ele quem apresentou os dados à imprensa ontem.

O secretário Herman Voorwald não compareceu, pois estava em uma reunião do Conselho de Secretários de Educação em outro Estado. No ano passado, ele também não apresentou os dados, que foram enviados por e-mail.

O Saresp é um dos principais indicadores dos resultados das políticas da rede.

O secretário-adjunto afirmou que a pasta está desenvolvendo ações para melhorar as notas no ciclo. Segundo ele, pela primeira vez foram aplicadas avaliações nas escolas com os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio. Os resultados ajudarão a planejar atividades que foquem nas dificuldades desses estudantes.

O órgão também afirmou que está revisando o material pedagógico usado na rede e que as mudanças devem acontecer em 2013. Também estão sendo ampliados os cursos de especialização oferecidos para os professores.

"São ações que temos convicção de que vão melhorar o ensino médio. Agora, é uma questão de aguardar e ver se melhora lá na frente. Não dá para antecipar resultado."

Palma Filho também disse que a secretaria planeja, já para 2013, que o resultado do Saresp ajude a compor a nota nos vestibulares de universidades estaduais.

 

Participação

Menos alunos do 3º ano fazem a prova

Apesar da promessa do governo de que daria computadores portáteis para os alunos do 3º ano do ensino médio que tivessem melhores desempenhos no Saresp, a participação deles na prova caiu em 2011. Cerca de 20% faltaram. A medida visava estimulá-los a participar do exame.

 


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