Destaques

 

 

Matéria publicada no jornal Agora de São Paulo, 03 de abril de 2012.

Dedicação é o segredo da melhor
escola da capital

Colégio destaque no Idesp acompanha alunos de forma individual. Direção é a mesma há 5 anos

Paula Felix
do Agora

Organização, atendimento individualizado, dedicação dos profissionais e poucos alunos em sala de aula são alguns dos segredos do sucesso da Escola Estadual Parque Ecológico, em Ermelino Matarazzo (zona leste de São Paulo), o colégio da capital com a melhor colocação em 2011 no 5º e no 9º anos do ensino fundamental, segundo a avaliação do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo).

Localizada em uma rua pouco movimentada, a escola, que tem cerca de 650 alunos, não apresenta pichações nem sinais de depredação ou descuido.

"No ano passado, o trabalho foi focado em tirar as dúvidas dos alunos", diz a professora Maria Severina da Conceição, do 3º ano do ensino fundamental da unidade.

As dificuldades de cada aluno são identificadas e eles recebem acompanhamento individual em sala de aula.

Pais não economizam elogios a professores

Para o administrador Eduardo Hildebrand, 42 anos, que tem dois filhos matriculados na escola, a unidade mereceu a colocação que teve no Idesp. "Meus filhos aprendem aqui. A direção e os professores são bons. Confio neles".

A dona de casa Esilene Rodrigues, 39 anos, tem três filhas na escola e também elogia a unidade. "Elas só vão sair daqui quando terminarem os estudos. As professoras têm muito cuidado com as crianças".

Eletricista de manutenção e pai de três alunos da escola, Clebson Silva Pessoa, 38 anos, faz coro aos elogios dos outros pais. "A escola é organizada e sempre tem professores", dis Pessoa.

"Aluno cria vínculo"

Um modelo para as outras unidades. Essa é a definição para a Escola Estadual Parque Ecológico, segundo Silvia Colello, professora de psicologia da educação do Departamento de Filosofia da Educação da USP.

"O resultado dessa escola é a prova de que mudanças pontuais, no que diz respeito à organização e ao tratamento aos alunos, fazem toda diferença", diz Silvia.

Sobre a dedicação do corpo docente, ela comenta: " Isso dá outro significado para a vida escolar. Com professores comprometidos, os alunos aprendem a seguir regras".

Para Silvia, os estudantes criam um vínculo com a instituição quando sentem que fazem parte dela.

Raio-X

 

 


    Destaque Anterior | Próximo Destaque

 

 

 

 

 

 
Filie-se à Udemo