Destaques

 

 
Ofício ao Secretário: capacitação

São Paulo, 20 de agosto de 2012

Ofício nº 71/2012

Excelentíssimo Senhor,

Do nosso Ofício n.º 69/2012, endereçado e encaminhado a Vossa Excelência, consta o seguinte trecho:

A Udemo, no interesse de seus associados, está iniciando uma campanha contra o excesso de processos administrativos na rede. Essa campanha terá dois eixos: primeiro, a continuidade do projeto de capacitação e orientação dos Diretores, para que eles ajam de acordo com as normas legais e as orientações da entidade. Segundo, o envolvimento obrigatório dos Supervisores e Dirigentes na campanha e a sua vinculação aos procedimentos e processos administrativos.

Portanto, Excelência, essa campanha terá dois eixos: “primeiro, a continuidade do projeto de capacitação e orientação dos Diretores, para que eles ajam de acordo com as normas legais e as orientações da entidade”. Ou seja, o foco principal da campanha são os gestores das escolas, sua capacitação e orientação.

Nesse sentido, requeremos da Secretaria da Educação que nenhum Diretor ou Supervisor assuma cargo, ou desempenhe funções, sem o devido e prévio treinamento e sem a capacitação necessária.

Não se pode conceber que um profissional que vai gerir uma unidade escolar, com todas as particularidades e complexidades, seja colocado naquele posto sem saber exatamente o que vai fazer e como poderá ou deverá proceder.

O mesmo aplica-se ao Supervisor de Ensino. A ele cabe a supervisão e a fiscalização das unidades escolares, prestando a necessária orientação técnica e providenciando a correção de falhas administrativas e pedagógicas. Como pode desempenhar essas funções quem não recebeu treinamento  próprio e específico para tanto, e quem, muitas vezes, nunca esteve na direção de uma escola?

Além de comprometer, e até mesmo inviabilizar, o projeto pedagógico da escola, a atuação deficiente desses profissionais muitas vezes acarreta procedimentos administrativos e processos disciplinares. Tudo isso, em detrimento do nosso principal propósito, Especialistas em Educação, que é uma escola pública de qualidade para todos.

Nesse sentido, insistimos na necessidade do devido preparo dos Profissionais da Educação, antes que eles assumam as suas funções, e na importância das capacitações  e atualizações, durante o exercício das suas atribuições.

Sendo só, para o momento, aproveitamos o ensejo para renovarmos os nossos votos de elevada estima e distinta consideração.

Respeitosamente,

Chico Poli

Presidente
Exmo. Sr.
Dr. Herman J.C. Voorwald
DD Secretário de Estado da Educação
São Paulo - SP


Veja também:

PAD: Oficios
Ofício ao Secretário
Prezados Colegas da Supervisão
Prezados Colegas da Supervisão-2
Excesso de PAD

 

 

 
Filie-se à Udemo