Destaques

 

 

UDEMO |18/10/14 07:59| Atualizado em 20/10/14 8:58


18 de outubro, dia do Diretor de Escola.

Quem pensa que tarefa de Diretor é fácil está enganado. Seu trabalho não se limita a ficar sentado atrás de uma mesa, assinando cheques, lidando com prestadores de serviços, fazendo compras, reposição de materiais etc. Ao contrário, o Diretor é o Gestor da escola, a cabeça que pensa em todos os detalhes para que a educação naquele espaço escolar seja de qualidade, assim como o atendimento à comunidade, pais, alunos e funcionários. (Pueri Domus)

Mais do que um administrador que cuida de orçamentos, calendários, vagas e materiais, quem dirige a escola precisa ser um educador. E isso significa estar ligado ao cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Só assim ele se torna um líder, além de uma autoridade administrativa.

Como um maestro, o Diretor, líder da equipe, concilia o trabalho pedagógico com o administrativo.

É possível fazer uma comparação entre o trabalho de um maestro e o de um diretor de escola. Ambos são líderes e regem uma equipe. O primeiro segue a partitura e é responsável pelo andamento e pela dinâmica da música. O segundo administra leis, normas, projeto pedagógico, articulação interna e externa, e cuida da dinâmica escolar. Os dois servem a um público, mas a plateia do "Regente-Diretor" não se restringe a bater palmas ou vaiar. Ela é formada por uma comunidade que participa da cena educacional. (Nova Escola).

Portanto, a você, Regente – ativo ou aposentado - neste Dia do Diretor de Escola, os nossos aplausos, de pé, e a nossa saudação : BRAVO !


 

 

 

 
Filie-se à Udemo