Encontros

 

 

16º Encontro dos Aposentados Ativos

Tema – “Aposentadoria: atividades, filhos e netos”

Boa noite,

“Mundo  mundo  vasto mundo
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima, não seria uma solução”.
(C. D. de Andrade)

Em dezembro de 2013, faleceu Nelson Mandela, o exemplo incontestável de que não é a raça nem a cor da pele que define as qualidades do ser humano. Mandela foi o tipo mais próximo da concepção de herói que eu consigo ter.

Colegas,

O tema central deste nosso Encontro é “Aposentadoria: atividades, filhos e netos.
Atividades. Coisas que um aposentado nunca pode deixar de fazer: estudar, contemplar e trabalhar. De acordo com São Basílio Magno, uma atividade complementa a outra, e as três, juntas, formam o espírito. Um dos merecidos privilégios dos aposentados é poder estudar, contemplar e trabalhar o que lhes agrada, e não o que lhes afadiga.

Levantamento feito pela Folha de São Paulo, em 2013, concluiu que aqueles com mais de 60 anos que procuram emprego encontram facilmente. O total de pessoas ocupadas nesse grupo etário cresceu 6,8% entre o segundo trimestre de 2012 e o mesmo período de 2013, ou seja, mais de 5 vezes a média, que foi de 1,1%. Explicação para o fenômeno: responsabilidade, educação, qualificação, vantagem menor da aposentadoria, envelhecimento da população. Uma rede de supermercados da região de Campinas “caça” aposentados com formas poucos usuais: nas missas, o padre de uma igreja do bairro anuncia aos seus fiéis a oferta de emprego; o supermercado anuncia a proposta de emprego nas aulas de alongamento e caminhada no centro cultural do bairro, e também pela rádio interna da loja o que faz com que alguns clientes se tornem também funcionários. Principais justificativas daqueles que se empregam: manter-se ocupados e ter um bom plano de saúde.

A aposentadoria deve ser vista como um momento de libertação e um ritual de passagem, e não como um encerramento. Lya Luft lembra que o tempo não destrói, mas transforma. Enquanto tivermos a mente clara, e se o pessimismo não tiver ressecado nossas emoções, haverá coisas a curtir nesse fluir da vida.

Colegas,

Filhos: são presentes de Deus. Netos: são filhos com açúcar.
Filhos e netos são família, a célula básica de toda sociedade, a única instituição que ainda se constitui naturalmente. (J.J. Rousseau). É através da família que a cultura se transmite e, quando esta instituição deixa de funcionar de maneira adequada, o resultado é a deterioração da cultura. Depois da família, a principal transmissora da cultura ao longo das gerações foi a igreja, não a escola. À escola sempre coube a transmissão do conhecimento formal. (T. S. Eliot)

Colegas,
Este é o momento de nós nos perguntarmos: é possível encantar-se com a vida, esperando-se dela apenas o ordinário ?
E a resposta, obviamente, é não !
Freud afirmou que “pensar e viver de forma diferente daquela a que se está acostumado causa ansiedade e medo”. Mas lembrou, também, que não somos seres apenas de razão, somos seres também de desejos. O encanto da vida está no canto, nas artes, na música, na dança, na cultura, nas viagens dentro de casa (nos livros) ou fora dela (nos ônibus, aviões e navios), na religião, nos amigos, nos filhos, nos netos. E, principalmente, na paz interior. Sêneca, o filósofo latino, ao ser perguntado sobre o que havia adquirido com a idade, respondeu: ‘comecei a ser amigo de mim mesmo’. Viver sem isso é praticamente flertar com o suicídio. Você pode até ficar em casa, mas por opção, não por falta de opção. E não podemos pretender que as coisas mudem, se sempre fazemos tudo igual. (A.Einstein) É preciso fazer da vida algo digno de ser vivido ! É viver, e não apenas sobreviver !

Freud afirmou que "nós somos como um cavaleiro montado: pensamos ter as rédeas nas mãos, mas às vezes o cavalo tem ideias próprias e nos leva a lugares surpreendentes".
Pelo Princípio de Pareto (economista italiano do sec. XIX, embora nascido na França), “80% das consequências vêm de 20% das causas”. Ou seja, a realidade contraria a nossa lógica; ela não mostra o que esperamos, que seria uma relação de equilíbrio entre causas e resultados.

Quanto à música, ela tem sido um poderoso instrumento terapêutico na história da humanidade. A ciência já comprovou que a exposição de um paciente a sessões musicais de quinze minutos antes de uma cirurgia provoca sensação de bem-estar capaz de reduzir o uso de anestésicos e sedativos em até 50%. (VEJA, edição 2124, de 2009)
Que fique bem claro que estamos falando de música, não de barulho ou ruído musical !  

Colegas,
Todos nós precisamos de amigos. Um amigo é aquela pessoa que, mesmo conhecendo todos os seus defeitos, continua sendo seu amigo!
Mas é necessário, também muita cautela com pessoas, políticas e programas, pois a paz sempre valeu pouco para espíritos que não se encontram em paz. Em um mesmo indivíduo, assim como na sociedade, chegam às vezes a coexistir alta cultura, sensibilidade, inteligência e fanatismo. (G. Steiner).

Colegas,
De acordo com Maquiavel, quem deseja ser um bom cristão, cultivando as virtudes típicas do cristianismo (perdão, benevolência, compaixão etc.), o melhor que tem a fazer é afastar-se da política. Essas virtudes são boas em si mesmas. Mas elas são boas na vida privada dos indivíduos, não na defesa da comunidade. Em política, são as virtudes pagãs (força, disciplina, magnanimidade etc.) que garantem a sobrevivência do Estado.

Razão e lógica são importantes para o homem e a humanidade, mas razão e lógica não mudam o coração das pessoas. Aí entra a fé. (Thomas Chalmers). Por isso, a religião é importante. A religião atribui um sentido geral à existência, dá um sentido conveniente à vida, proporciona o arcabouço para a cultura e protege a massa da humanidade do tédio e do desespero. (T. S. Eliot). Ela nos ajuda a controlar a morte. Os religiosos estão sempre em vantagem; estão sempre juntos. Com o declínio das religiões tradicionais no Ocidente e o fim de qualquer possibilidade de transcendência, resta aos homens modernos a tirania da imanência. (J. P. Coutinho)

Todas as sociedades se desenvolveram à sombra de religiões, e sob a vigilância de deuses. E "gente vigiada é gente bem comportada", diz Ara Norenzayan, pesquisador da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Segundo ele, ainda, "para grupos grandes, deuses grandes". Ressalte - se, entretanto, que “há muitos ateus e agnósticos que têm mais compaixão pelos outros, pelos pobres e marginalizados, do que aqueles que frequentam igrejas”. (Pastor Rob Bell). Mas enganam-se os que acham que a religião está morta e enterrada: ela está viva e ativa, ocupando um lugar central na atualidade. (M. V. Llosa) A crença num ser supremo é parte de todas as culturas e civilizações conhecidas. Para a imensa maioria dos seres humanos, a religião é o único caminho que conduz à vida espiritual e a uma consciência ética, sem as quais não há convivência humana. (M. V. Llosa). Mas, em matéria religiosa, o Estado deve ser sempre neutro.

A religião, muitas vezes, é condição de paz interior, libertando o homem da solidão. São célebres os versos de Carlos Drummond de Andrade:


Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus,
se sabias que eu era fraco’.

Colegas,
Somos menos felizes quando nos preocupamos mais com nós mesmos do que com os outros. Solidariedade, compaixão e cooperação são combustíveis da felicidade.  Andrew Carnegie, dono da maior fortuna dos Estados Unidos no final do século 19, e doador de bilhões de dólares a fundações, afirmou: “Ser pobre é uma fatalidade. Morrer rico é uma desgraça”.

No Brasil, em 2011, um grupo de jovens executivos colocou-se a seguinte questão: o que se pode fazer para ajudar uma criança pobre que tem um brilhante desempenho escolar e enfrenta a lei da gravidade social que tenta retê-la no andar de baixo? Nasceu assim o " Primeira Chance ".

Em todo o processo, o Primeira Chance busca crianças que, além de terem bom desempenho, mostram uma surpreendente capacidade de batalhar pelo que querem. Um menino sem pai, com mãe e avó analfabetas, tinha medalha olímpica de matemática. Aos dez anos, soubera que na cidade da avó havia uns austríacos que ensinavam inglês de graça. Mudou-se para a casa dela. Seis anos depois, sua entrevista em Fortaleza deu-se em inglês. Ele também descobriu uma professora de matemática que lecionava para pobres e colocou-se sob sua proteção.

Em 2013, 75 candidatos foram convidados para uma prova e uma entrevista. A renda média de suas famílias era de R$ 1.000 por mês.  Metade deles não veio. Um garoto que tinha duas medalhas de olimpíadas não poderia sair de sua cidade (Jijoca de Jericoacoara) a sete horas de Fortaleza, pois não tinha como pagar o ônibus. O garoto que foi morar com a avó analfabeta para estudar inglês ganhou mais três medalhas olímpicas, foi aprovado nos vestibulares do Instituto Militar de Engenharia e do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa. O menino de Jijoca de Jericoacoara ganhou mais uma medalha na Olimpíada de Física e passou no vestibular do Instituto Militar de Engenharia, quando ainda cursava o segundo ano do ensino médio.

Nenhum dos executivos do Primeira Chance é milionário. Quase todos estão apenas devolvendo o que receberam da sociedade, pois estudaram em universidades públicas gratuitas.

Colegas,
Vocês não têm um animal de estimação ? Nem um peixinho ?  A ciência dá provas dos benefícios de conviver com bicho de estimação. Em 1860, a britânica Florence Nightingale, "mãe da enfermagem moderna", sugeriu que se permitisse a observação de pássaros para distrair pacientes acamados. Foi uma das primeiras referências ao uso terapêutico de animais de companhia. Aos poucos, a ciência tem dado provas daquilo de que qualquer dono de cachorro nunca teve dúvida: eles combatem nosso estresse, reduzem nossa hipertensão, driblam nossa ansiedade, amenizam nossas dores e controlam nosso colesterol. E nos devolvem, em dobro, o carinho e a atenção que damos a eles.

Colegas,
Atividades, filhos, netos, amigos, sonhos, solidariedade, compaixão social, viagens, artes, cultura, música, amizades, religião – é daí que brotam a felicidade e o sentido da vida. Mas, sem um pouco de humor não se põe encanto nela. Não é necessário querer transformar em bem supremo nossa natural propensão a nos divertirmos. Mas sem um pouco de humor a vida não vale a pena, mesmo quando a alma não é pequena. O psicólogo evolucionista Steven Pinker atribui aos gracejos a propriedade de lubrificar as relações sociais. O tom de brincadeira nos permite comunicar de modo amigável a um interlocutor uma informação que, de outra maneira, poderia ser interpretada como hostil. Também, o humor é uma formidável arma que os mais fracos podem usar contra os mais fortes. (H. Schwartsman)
E o humor, ao lado da alegria, é uma das maiores especialidades dos brasileiros.
Vejam alguns exemplos:

  1. Os “rachas” continuam na moda. Mas sempre inovando. A polícia de Botucatu flagrou um racha de charretes na cidade. O José Simão pergunta: “é remake do filme ‘Ben Hur’ ? E como eles dão cavalo de pau em charrete?”
  2. Psiquiatra para paciente: você costuma ouvir vozes ao longe, sem saber de quem são? Resposta do paciente: sim. Psiquiatra: com muita frequência? Paciente: sim, toda vez que eu atendo o telefone.
  3. Um amigo ficou numa pousada no Nordeste que tinha o seguinte cartaz: "Quem quiser café na cama, que vá dormir na cozinha".
  4. Nome de uma pastelaria no interior da Bahia: “Vai Demorar”.
  5. Placa na frente de uma garagem no Piauí: "Estacione na frente e ganhe uma missa de sétimo dia".
  6. E os predestinados, hem? Predestinados são as pessoas marcadas pelos nomes ou apelidos:

- Marceneiro: João Parafuso
- Psiquiatra: Dr. William Demente
- Pintor: José Suvinil
- Auditora Fiscal: Miriam Callot
- Candidato a presidente da Fifa: Jerôme CHAMPANHE!
- Funcionária da empresa Keppel de plataformas marítimas: Márcia Maria Bóia Altomar!
- Treinador de armamento e tiro: Adriano MATTOS PINTO!
- Funcionário da TAM: Flavio Piloto
- Instrutor de paraquedismo: Fernando Pombo.
- Mulher do Ceará que teve 36 filhos: Raimunda Coelho
- Motorista de ônibus: Arnaldo Tomba Morro!
- Proctologista: Dr. João Grande
- Nutricionista: Dra. Vera Gordo

E esta notícia que vem de Rio Negro, Mato Grosso do Sul: "Prefeito casado foge com mulher de vereador após caso de traição". É um caso concreto de Infidelidade partidária!

“Mundo mundo vasto mundo
Se eu me chamasse Raimundo,
Seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
Mais vasto é meu coração !

Colegas,
Sejam todos bem vindos ao 16º Encontro de Aposentados Ativos da Udemo, a nossa entidade !
Obrigado !

Veja também:
Palestra – Aposentadoria: atividades, filhos e netos
Fotos
Voltar


 

 

 
Filie-se à Udemo
Decálogo