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UDEMO |06/02/15 9:15| Atualizado em 4/03/15 10:51


Matéria publicada na Agência Brasil - 04/02/2015 - Brasília, DF

Programa de valorização dos diretores de escolas tem consulta na internet

Mariana Tokarnia

O Ministério da Educação (MEC) lançou no dia 4 de fevereiro de 2015, a consulta pública na internet para saber o que a população brasileira pensa sobre a função do diretor nas escolas públicas de educação básica.

De acordo com o MEC, o resultado da consulta será utilizado para a criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas de ensino básico municipais, estaduais e federais de todo o país.

A participação está aberta até o dia 2 de março de 2015, na internet.

Clique aqui para acessar o formulário.

`É importante que se envolva toda a comunidade escolar e um primeiro passo para isso é envolvê-la na contrução de um programa`, disse o ministro da Educação, Cid Gomes. A realização de consultas públicas é orientação da presidenta Dilma Rousseff e deverá ocorrer, segundo o MEC, antes do lançamento de todos os programa da pasta.

A consulta é composta por duas perguntas: Como você avalia a importância de um diretor de escola de educação básica? ; e Como você entende que pode ser valorizado o papel do diretor de escola de educação básica? Há ainda espaço para comentários, onde cada cidadão poderá dar sugestões ou até mesmo enviar arquivos.


Comentário da UDEMO:

Em termos gerais, deve-se destacar no Diretor de Escola o seu perfil de liderança. Este profissional é um gestor e, portanto, deve ser capaz de gerir, de administrar, de liderar um grupo de profissionais. Por ser um gestor de coisa pública, não pode ser visto como um empresário. Por ser gestor escolar - portanto de um ambiente sócio – cultural -, deve-se destacar no seu perfil a capacidade de trabalhar com o pedagógico e de articular-se com as comunidades escolar e local.

Como valorizar o Diretor de Escola: provendo o seu cargo exclusivamente por concurso público de provas e títulos, livrando-o de influências político-partidárias e de grupos locais. Oferecendo-lhe capacitações, treinamentos, formação continuada, para que ele possa fazer uma gestão científica e atualizada. Dando autonomia a ele e à escola, para criar, gerenciar e avaliar o projeto pedagógico, além de resolver os problemas cotidianos da escola que implicam recursos financeiros. Remunerando-o adequadamente: por ser um gestor, sua remuneração tem de ser maior do que a dos geridos.


 

 

 

 
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