Destaques

 

 

UDEMO | 22/02/17 10:00 | Atualizado em 6/03/17 16:43


Colega, ajude a Udemo a ajudar você !

Cumpra o nosso Decálogo !

Na década de 1980, quando a Udemo estava lutando pela Verba de Transporte para o Diretor de Escola e o Supervisor de Ensino, depois de frequentes e cansativas reuniões na SE, ouvimos da então Chefe de Gabinete – bastante irritada - a seguinte afirmação: “Sabe por que vocês não vão conseguir a Verba de Transporte ? Porque vocês transportam, mesmo sem verba !”

A partir dali, iniciamos uma campanha de conscientização junto aos Diretores de Escola para que eles não mais transportassem mercadorias e bens da escola, sem a verba. Deu certo! Pouco tempo depois, saiu a nossa Verba de Transporte !
Numa reunião na SE, no mês passado, janeiro de 2017, onde fomos discutir as recentes resoluções sobre módulos, um colega, para mostrar como a situação está grave nas escolas, contou o caso de uma Diretora que ligou para a Udemo para dizer que o Vice-Diretor estava na cozinha, cortando frutas para o almoço, por falta de funcionários encarregados da merenda. Uma representante da SE ficou indignada com o fato e – também irritada – afirmou: “É por isso que as escolas acabam ficando sem merendeira: vocês fazem a merenda !”

Veja, colega, são pessoas da estrutura do governo afirmando o que vocês acabaram de ler! Não são membros da oposição, nem elementos subversivos, nem  representantes de entidades de classe ! Por que eles afirmaram isso, em duas situações e épocas diferentes ? Porque também eles têm dificuldade de obter mais verbas e recursos junto à Fazenda, o Planejamento e o próprio Governador. Eles também ficam numa posição enfraquecida para negociar com o Governador. Entre destinar mais verbas para as escolas, onde tudo funciona sem recursos – mesmo que mal –, e os postos de saúde, onde nada funciona sem verbas e pessoal, o Governador vai ter de optar pelos postos de saúde. O Secretário da Saúde vai “falar mais alto” do que o Secretário da Educação. É assim que funcionam os governos, aqui, em todo o Brasil e em quase todo o mundo !
Portanto, colega, ao cumprir o Decálogo da Udemo você estará fazendo um favor para si mesmo, para a sua escola, para os alunos e também para a Secretaria da Educação. Você estará dando respaldo para as negociações da SE junto ao Governador por mais verbas para a educação !

Além disso, você terá todo o apoio da Udemo – principalmente do Departamento Jurídico – caso haja qualquer medida contra você ou sua escola.

Lembre-se: você, como todo associado da Udemo, tem de ser o melhor profissional da escola, cumprindo, com zelo, dedicação e competência, o seu importante papel de Gestor Escolar. Mas você não deve fazer nada que não seja de sua competência, atribuição ou função!

Cumpra o Decálogo da Udemo ! É bom para você, para a sua escola e para a educação !

Decálogo da Udemo

1 - Se não houver merendeira na escola, não haverá merenda.

2 - Se não houver pessoa responsável pela biblioteca, a biblioteca permanecerá fechada.

3 – Se não houver professor, não haverá aula.

4 – Se, por falta de professor, os alunos ficarem no pátio, não é a Direção que vai tomar conta deles.

5- Se não houver agente e gerente de organização escolar,  não haverá escrituração nem comunicação de dados.

6 – Se não houver agente de serviços escolares, não haverá limpeza nem organização da escola.

7 - Se não houver verba para aquisição  de material, o material não será adquirido.

8 - Se não houver verba de manutenção da escola, a manutenção não acontecerá.

9 - Se não houver verba para pagar a contratação de um contador, não haverá contabilidade nem prestação de contas.

10 - Se as festas escolares tiverem o objetivo apenas de angariar fundos e não o de integrar a escola à comunidade, elas não serão realizadas.

Observação: todos esses fatos, quando ocorrerem, deverão ser oficiados à DE, com o propósito de informação e de consulta sobre como proceder. Exemplo: “Comunicamos a V.S. que estamos sem merendeira (ou sem os produtos para a elaboração da merenda), portanto não haverá merenda na nossa escola. Consultamos Vossa Senhoria sobre como proceder, no caso.”
O ofício deverá ser protocolado na DE. A resposta a este ofício também deverá ser, obrigatoriamente, por escrito.


 

 

 
Filie-se à Udemo