Destaques

 

 

UDEMO | 8/03/19 09:34 | Atualizado em 11/03/19 12:52


Contribuição Sindical

A contribuição sindical é aquela descontada na folha de pagamento do trabalhador, geralmente no mês de março, à razão de um dia de trabalho por ano, ou o equivalente a 3,33% do salário, Independente de o trabalhador ser filiado ao sindicato de sua categoria.

Com a reforma da CLT, em 2018, a contribuição sindical deixou de ser obrigatória. Como alguns sindicatos descobriram brechas na lei, e continuaram cobrando-a, o Presidente determinou que, a partir de agora, a cobrança só poderá ser feita via boleto, o que implica a vontade de o empregado de pagá-la. Paga quem quiser.

Achamos que essa novela ainda vai longe, mas, de qualquer forma, queremos deixar claro, mais uma vez, que isso nada tem a ver com a Udemo. A Udemo nunca cobrou contribuição sindical de associados. Todos os filiados à Udemo o são voluntariamente e o que eles pagam é apenas a mensalidade para manter o sindicato. Apenas os filiados pagam, e pagam apenas a mensalidade.

Portanto, toda essa discussão sobre Contribuição Sindical – que deve ir longe – não nos diz respeito.

À época da discussão sobre a reforma da CLT, a Udemo enviou ofício a todos os parlamentares posicionando-se contra a Contribuição Sindical obrigatória, herança de um período autoritário (ditadura Vargas) e meio fraudulento de sobrevida de muitos sindicatos fantasmas e pouco sérios.

 


 

 

 

 
Filie-se à Udemo
Decálogo
 
 
 
 
 
 
Parceria UMC