Destaques

 

 

UDEMO | 13/06/19 14:50 | Atualizado em 17/06/19 10:41


Colegas,

POR QUE ESTAMOS NOS MOBILIZANDO E PARALISANDO ?

 

  1. O movimento está crescendo e atingindo seus objetivos. A parte ruim da reforma da Previdência já está sendo retirada. O corte das verbas da Educação foi suspenso !
  2. A Secretaria da Educação ainda não nos pagou o que nos deve por lei: o reajuste salarial no piso (portanto, para ativos, aposentados e pensionistas), de 10,15% (até 2018) mais 4,17% de 2019. Até hoje, não pagaram os 10% para os colegas aprovados na Prova de Mérito !
  3. Nas escolas, faltam professores (até nas PEIs), funcionários (que foram aprovados no concurso do ano passado, escolheram mas ainda não foram nomeados), verbas, merenda, merendeiras, material, manutenção.
  4. Professores e Diretores estão sendo agredidos fisicamente por alunos; estão adoecendo e entrando em licença-médica, todos os dias. Por quê ? Porque não são valorizados nem respeitados pela Secretaria. Por que seriam respeitados pelos alunos ?
  5. Além de tudo isso, não existe mais diálogo verdadeiro com a Secretaria da Educação. Ao contrário, tratam o magistério como se fossem empregados deles, e de terceira categoria. Marcam audiências e, depois, desmarcam; não estão publicando as autorizações para os nossos eventos !
  6. Diretores de Escola, Supervisores de Ensino e Dirigentes Regionais estão sendo tratados como se fossem incompetentes, negligentes, preguiçosos, e responsáveis pela má situação da rede pública estadual !
  7. Diretores e Dirigentes estão sendo acusados de omissão por falta de merenda e de merendeira na escola. Na verdade, a culpa é da SE !
  8. Vice-Diretores e Professores Coordenadores estão sendo forçados - contra a lei - a dar aulas, na falta/ausência de professores !
  9. Anuncia-se e publica-se um calendário de remoção para Diretores e Supervisores, criando expectativa em milhares de profissionais, seres humanos, pais e mães de família, muitos deles com a vida desestruturada. Dois meses depois, cancelam a remoção, sem nenhum aviso. Explicação da SE para o fato: “não temos de dar explicações; é poder discricionário nosso”!
  10. Não haverá nova chamada para Diretores, nem prorrogação da validade do concurso, nem ingresso de Supervisores. Explicação: “não temos de dar explicações” !
  11. As escolas estão com excesso de projetos, que tomam muito tempo e energia, desviando o foco do principal. Mesmo assim, a SE anuncia mais programas e mais projetos para as escolas, sem antes criarem as condições para que eles possam ser implantados. Questionados sobre a falta de condições nas escolas, respondem, literalmente: “O Diretor vai ter de se virar; o Dirigente vai ter de ser virar”. Não há como o Diretor, ou o Dirigente, “se virar” para conseguir professores onde ninguém quer ser professor, por causa dos baixos salários, das condições de trabalho, da violência e da indisciplina. Em resumo, por serem desvalorizados. Não há como eles “se virarem” para conseguir as verbas que deveriam ser mas não são enviadas pela SE !
  12. Além do desrespeito, essas expressões denotam inabilidade política, descompromisso, vaidade e, principalmente, arrogância. Arrogância que serviria para mascarar o desconhecimento dos reais problemas das escolas públicas por parte de pessoas que vieram de outros estados, onde a realidade é totalmente diferente da nossa !
  13. Arrogância que tenta intimidar os profissionais da Educação do Estado de São Paulo!
  14. Não vão conseguir ! Os educadores de São Paulo sempre aceitaram o diálogo, o debate, mas nunca se curvaram a ameaças e tentativas de intimidação !
  15. Se essa política funcionou em outros estados, aqui, com certeza, não vai funcionar !
  16. Não podemos permitir que essa situação continue. Se já está assim no início de um mandato, como ficará nos próximos anos ?
  17. Nós temos consciência da importância dos nossos cargos e do valor do nosso trabalho. Principalmente, não abrimos mão da nossa dignidade !
  18. Se esta Secretaria não está nos permitindo fazer educação, faremos educação sem ela !

Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo
Decálogo
 
 
 
 
 
 
Parceria UMC