Destaques

 

 

UDEMO | 19/08/19 9:39 | Atualizado em 21/08/19 9:36


A "FAKE NEWS" DA SEDUC - 04

“Para o cargo de Supervisor de Ensino, o concurso foi autorizado e encontra-se em andamento;...”

Colega, compare esse trecho, que está na segunda metade do quarto parágrafo, com o início do parágrafo anterior (o terceiro) do texto da SEDUC:

“O concurso para Supervisores de Ensino continua em trâmite e a sua homologação acontecerá até o mês de outubro”.

Num primeiro momento, afirma-se que o concurso continua em trâmite, que haverá a homologação até o mês de outubro. Ou seja, que está tudo sob controle, que a coisa realmente vai acontecer. No momento seguinte, afirma-se que o concurso foi autorizado (!!) e está em andamento. Ou seja, a coisa vai começar !

Se você receber qualquer notícia, via rede social, com essa redação, tenha certeza: é fake news; ou, no mínimo, propaganda enganosa !

“...portanto a política da SEDUC é de valorização do Diretor de Escola e do Supervisor de Ensino, com foco no ensino aprendizagem”.

Na prática, nada disso foi provado, até o momento ! O que vem acontecendo, em discursos, atos e atitudes, caminha no sentido contrário.

Com relação ao Supervisor de Ensino, já nos manifestamos no artigo anterior. Vamos falar um pouco da “política da SEDUC de valorização do Diretor de Escola...com foco no ensino aprendizagem”.

A SEDUC poderia mencionar uma iniciativa nesse sentido, de valorização do Diretor de Escola ? Apenas uma ? Seria importante, para combater ou amenizar as dezenas de exemplos que temos em sentido contrário. Desde a desastrosa menção aos Diretores como “profissionais meia-taça” (aqui em São Paulo se diz ‘meia-tigela’, com o mesmo sentido negativo), a absurda afirmação de que “a falta de professores é problema dos Diretores; eles vão ter de se virar”, até a interrupção do processo de remoção e ingresso. Enquanto todos os Diretores não estiverem sendo capacitados, treinados e orientados nos seus próprios cargos,  o processo ensino aprendizagem estará perdendo. Daí a importância da remoção e do ingresso constantes.

Enquanto o Diretor de Escola estiver trabalhando nessas condições precárias, ganhando esse salário ridículo, o processo ensino aprendizagem estará correndo riscos. Aliás, essa constatação é do próprio Secretário da Educação, ao declarar que “é uma vergonha o estado mais rico da federação pagar esses salários aos educadores, perdendo seus melhores profissionais para a rede privada ou até mesmo para outras redes públicas dentro do próprio estado”. Parabéns pelo discurso, Sr. Secretário ! Agora, só falta a prática !

Continua amanhã !


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo