UDEMO | 23/09/19 10:33 | Atualizado em 25/09/19 10:12


Finlândia X Lerolândia - 6

Por que funciona lá, na Finlândia, mas não funciona aqui, na Lerolândia?

Na Finlândia, a comunidade, de um modo geral, envolveu-se com a educação. Quem faz parte dessa comunidade? O Presidente, o Primeiro Ministro, os Ministros de Estado, os Secretários, os Magistrados, os políticos, os empresários, os trabalhadores em geral.

A Igreja, por exemplo, passou a exigir a comprovação de escolaridade para efetuar casamentos. Analfabetos não podiam casar. Em vez de diminuir o número de casamentos, essa medida fez elevar o índice de alfabetização do país.

Na Lerolândia, há um grande envolvimento da comunidade com a educação. Porém, isso se dá mais efetivamente com relação à comunidade atendida pela escola privada. A classe média, que tradicionalmente tem maior capacidade de mobilização e reivindicação, tem os seus filhos/netos matriculados nas escolas privadas. Os mecanismos de participação da comunidade nas escolas públicas ficam enfraquecidos, primeiro pela omissão do governo; segundo, pela condição dos pais dos alunos, pela falta de profissionais especializados na escola (por exemplo, educadores para visitar as famílias, com frequência) etc.

 


Clique aqui para continuar em nosso site

 
   
   
     
  Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!