Destaques

 

 

UDEMO | 27/09/19 10:28 | Atualizado em 9/10/19 12:00


Será que isto Explica ?

Deu no dia 26 de setembro, no Jornal Nacional: “numa pesquisa realizada com 5.042 unidades escolares do País, que atendem o ensino médio, apenas 100 têm indicadores de qualidade satisfatórios. Dessas, 55 ficam no Ceará e apenas 2, em São Paulo” !

A Udemo vem fazendo um levantamento dos problemas enfrentados pelas escolas de educação básica do estado (incluindo PEIs), e já obteve o seguinte resultado:

  1. Das 91 Diretorias de Ensino, nenhuma tem o módulo de pessoal completo (Supervisores e funcionários) !
  2. Nenhuma Diretoria de Ensino tem na sua área de abrangência todas as escolas com módulo de pessoal completo (professores e servidores) !
  3. Há várias escolas que não estão tendo aulas de alguns componentes curriculares, desde o início do ano letivo, por falta de professores !
  4. Todas as Diretorias de Ensino estão com problemas de verbas (falta, atraso, insuficiência etc.)!
  5. Todas as escolas da rede pública estão com problemas de verbas (falta, atraso, insuficiência etc.)!
  6. Nas escolas, a defasagem do módulo de funcionários fica, na média, em 51%; ou seja, falta mais da metade deles. Em algumas, a defasagem é de 100%; ou seja, nessas não há nenhum servidor do quadro de apoio !
  7. Cada vez se exige mais do Diretor de Escola, principalmente desviando-o das suas atribuições legais ! O projeto pedagógico fica em segundo plano!

E a SEDUC, o tempo todo, preocupada com projetos. Projetos e mais projetos ! Dezenas de Projetos  (MMR, PPA, Inova, PEI -I, PEI – II ...) !

Será que isso explica a péssima colocação do Estado de São Paulo na pesquisa divulgada ?

E a SEDUC responde que “está desenhando um projeto para valorizar os docentes e reduzir o problema” ! Desenhando um projeto ! Será que depois vão colorir ?

A hora não é de “desenhar um projeto” (em termos mais crus, “enrolar”) mas sim de agir ! Ação, de olho na educação e não na eleição !

Que vergonha para São Paulo, o Estado mais rico da Federação, e que já foi o primeiro do País em qualidade do ensino público !

Realmente, com esse pessoal aí não dá !


Veja também:
- A Udemo vem Alertando: PEI !
- A Udemo não Exagera – Escolas PEI !
- A Udemo não Exagera – Escolas PEI !

 

 

Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo