Destaques

 

 

UDEMO | 13/04/20 | Atualizado em 13/04/20 14:15


A Pandemia e a Praga!

  1. A Udemo já vinha chamando a atenção para a necessidade de permanecer em casa, no início da pandemia da Covid-19 em São Paulo. Nosso lema era: FIQUE EM CASA! Para o seu bem e do seu próximo! A Udemo vinha acompanhando o material disponível na grande imprensa, no Brasil e no mundo, sobre a pandemia. O fundamento legal para convencer e amparar os colegas a ficarem em casa era (e ainda é) a Constituição Federal, artigos 5º e 6º. Na época, a posição da SEDUC- do governo em geral – foi tachar a Udemo de irresponsável e partidária (logo a Udemo!). Para eles, as aulas deveriam continuar, normalmente, assim como todo o trabalho presencial nas escolas e Diretorias de Ensino. Hoje, cerca de 30 dias depois, o governador do Estado está ameaçando mandar prender quem sair de casa! Quanta mudança, não?
  2. Há muito, a Udemo vem discutindo uma forma de desvincular da escola a merenda e o transporte dos alunos. Não se discute a necessidade de cuidar da alimentação e do transporte dos alunos de famílias de baixa renda, mas não faz sentido colocar a escola toda a serviço de merenda e transporte escolar. Quanto à merenda, uma das sugestões da Udemo era adotar um tipo de “Vale-Merenda” a ser entregue diretamente a cada família carente para que ela adquirisse os alimentos para o lanche dos filhos. Um detalhe: o “Vale-Merenda”, de preferência, sairia em nome da mãe do aluno. Em tese, isso resolveria muitos problemas, como não colocar toda uma infraestrutura de ensino a serviço da merenda, fim das licitações contaminadas, combate à corrupção, ao desperdício com transporte e logística etc. E também, a merenda deixaria de ser mais um ponto de cobrança indevida da comunidade sobre o gestor. Com a pandemia, o governo do Estado resolveu adotar o “Merenda em Casa”, uma variante do “vale-merenda”. Mais uma vez, a Udemo estava certa!
  3. Mas, o marketing político não podia ficar fora de tudo isso. A SEDUC está orientando as Diretorias de Ensino para que os gestores enviem “registros fotográficos e depoimentos de famílias que estão recebendo o benefício, para publicar nas suas redes sociais”. Duplo crime: contra o Estatuto da Criança e do Adolescente, e contra a Administração Pública (“Crime de Responsabilidade”)!
  4. Se você é gestor e nosso associado, não entre nessa! Não há nada de educativo nessa atitude. É puro marketing! Politicagem! E é crime! Cuidado: a Seduc orienta, a DE manda, mas quem vai fazer é você. Com certeza, depois vai sobrar para você!
  5. A Udemo vai notificar o Ministério Público do Estado para as devidas providências!
  6. A Covid-19 é uma pandemia. O uso político da pandemia é uma praga!

#UDEMO # FÉRIAS COLETIVAS!

Todos contra a Covid-19! Todos contra a politização da Covid-19!

 


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo