Destaques

 

 

UDEMO | 22/04/20 | Atualizado em 22/04/20 12:40


ESQUIZOFRENIA EDUCACIONAL

Esquizofrenia é um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza. A esquizofrenia é caracterizada por pensamentos ou experiências que parecem não ter contato com a realidade. Seguem alguns exemplos.

1) O Governador prorroga a quarentena até o dia 10 de maio, com ênfase no “Fique em Casa”. Parabéns, Governador! Decisão corretíssima! Porém, a SEDUC orienta os Dirigentes para obrigarem os gestores a entregar materiais nas residências dos alunos, inclusive os Kits Escolares ! Atenção, gestores, o Governador “manda mais” do que o Secretário da Educação! Fiquem em Casa! Não se dirijam às residências dos alunos, para nada !

2) De acordo com a LDB, Artigo 14, I, o projeto pedagógico da escola deve ser elaborado com a participação dos profissionais da educação. O mesmo deve acontecer com o calendário escolar! Porém, a SEDUC manda elaborar e inserir o calendário na Secretaria Escolar Digital, para aprovação do diretor da unidade escolar, até o dia 30-04-2020. (Res. 44/2020). Quem vai elaborar? Como vai elaborar? O Diretor vai aprovar sem participar?

3) O teletrabalho foi instituído por decreto e resolução para prevenir o contágio pelo coronavirus. Porém, a SEDUC determina que os professores que necessitarem de equipamentos ou suporte tecnológico deverão ir à escola, para a utilização dos recursos necessários. NÃO! Os professores que não têm esses equipamentos, ou os recebem do governo, ou estão dispensados dessas atividades! A lei manda ficar em casa! Trabalha-se de casa! Teletrabalho!

4) As Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo – ATPC - deverão continuar sendo realizadas semanalmente, a distância, enquanto mantidas as medidas de isolamento social, de acordo com a carga horária de cada professor. Isso é uma piada que dispensa comentários, mas que exemplifica bem o que é “esquizofrenia”: a perda do contato com a realidade!

5) De acordo com a Res. SEDUC 45/2020, Art. 2º, § 1º - “Para contabilização da carga horária cumprida, a realização das atividades dos docentes com seus alunos deve ser devidamente registrada, em atendimento às normas em vigor”. Mais uma piada! Como fazer isso, na rede pública estadual?

6) As resoluções SEDUC 44 e 45, tentam (em vão) organizar o trabalho neste momento de pandemia e quarentena, mas já avançam na matéria, informando sobre o que deverá acontecer quando as aulas voltarem a ser presenciais! Para o presente, só pioram as coisas; no futuro, com certeza, tudo será diferente! Mais desperdício de tempo, energia e dinheiro. Mais estresse desnecessário, mais tentativa de mostrar serviço, mais irritação para pais, alunos, professores e gestores! Menos votos para o governador”!


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo