Destaques

 

 

UDEMO | 21/05/20 | Atualizado em 21/05/20 15:50


LIVES DA SEDUC - 1

 

Com este número, iniciamos uma série de comentários sobre algumas lives da SEDUC, destacando seus pontos principais. Contamos com a colaboração dos colegas, enviando-nos material tirado dessas lives!

“Live” (pronuncia-se “laiv”) é o que nós, os “mais antigos” (e não os “mais velhos”), chamamos de “ao vivo”. É uma expressão utilizada na reportagem, no meio televisivo ou radiofônico para indicar que um programa ou evento está sendo transmitido em tempo real, simultaneamente enquanto ocorre. (Wikipédia). Vem do inglês (life = vida; to live = viver), o que deixa a expressão mais chique e a torna universal.

Quase todos os dias, o Secretário da Educação faz uma live para “conversar” com o pessoal da rede. De acordo com a Seduc, ninguém é obrigado a assistir a essas lives. Porém, nelas são passadas muitas instruções e orientações oficiais. Quem não assiste fica sem saber o que foi decidido. Então, esse recurso - a live - acaba sendo o famoso “optativo obrigatório”, uma forma sutil de vincular o trabalho e a atenção dos profissionais da rede. Como recurso tecnológico, a live é um grande avanço; é uma comunicação em tempo real. Como instrumento de propaganda, marketing e visibilidade, é um avanço ainda maior. Com uma sistematização de lives, garante-se um pouco de informação e um muito de propaganda. E isso dá votos! Em política, ser visto é fundamental, assim como ser comentado, criticado ou, de preferência, elogiado. Muitos políticos são eleitos apenas por estarem o tempo todo na mídia, principalmente em vésperas de eleições! Por isso, cuidado com as lives!

 


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo