Destaques

 

 

UDEMO | 19/06/20 | Atualizado em 19/06/20 17:02


FUNDEB: UDEMO ENCAMINHA OFÍCIOS

 

Como mais um passo na luta pelo novo Fundeb, a Udemo encaminhou ofícios à Deputada Relatora, Professora Dorinha (DEM-TO), ao Presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia, do Senado, Davi Alcolumbre, e a todos os Deputados Federais e Senadores.

Veja o conteúdo do Ofício:

 


 

São Paulo, 19 de junho de 2020

Ofício nº 008/2020

Exmo. Senhor,

Vimos, pelo presente, solicitar o empenho de Vossa Excelência para que seja votada, com urgência, a Proposta de Emenda à Constituição Nº 15/15, que trata do novo Fundeb, e que tem como Relatora a Deputada Professora Dorinha (DEM – TO).

Esta urgência explica-se pela importância da matéria (“garantia de verbas para a educação básica”) e pelo fato de que o prazo de validade da lei que regulamenta o atual Fundeb (Lei nº 11.494/2007) expira no final do presente ano.

Por cautela, caso haja dificuldades na votação da PEC 15/15 (quórum, momento político etc.), então, ao menos que se garanta a prorrogação do prazo do atual Fundeb, através dos mecanismos legais adequados, até que se consiga aprovar a PEC.

Ainda com relação à PEC 15/15, com o devido respeito, solicitamos que sejam feitas duas alterações no texto, talvez como Emendas de Plenário:

1. Uma vez que o Fundo está sendo ampliado, com a participação maior da União (de 10% para 20%), e o piso de gastos com os professores será aumentado (de 60% para 70%), então, que os aposentados do magistério sejam incluídos nos gastos do Fundo;

2. Alteração de redação, substituindo-se a expressão “profissionais da educação” por “profissionais do magistério”. Esta última expressão contempla o espírito do Fundeb, que é a valorização do magistério: “pelo menos 70% dos recursos do Fundo serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica, que são os docentes e os profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência”.

Na certeza de estarmos, juntos, trabalhando por uma escola pública melhor e para todos; contando com a atenção e o empenho de Vossa Excelência, aproveitamos o ensejo para renovar nossos votos de elevada estima e distinta consideração.

Respeitosamente,

Chico Poli
Presidente

 

Exmo. Senhor Deputado Federal
Rodrigo Maia
DD Presidente da Câmara dos Deputados
Brasília

 

 


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo