Destaques

 

 

UDEMO | 22/12/20 | Atualizado em 22/12/20 14:02


CONTRADIÇÕES

I

O secretário da educação considera um “massacre educacional” na vida de crianças e jovens este ano de pandemia. Isso, segundo ele, devido à suspensão das aulas presenciais, determinada por ele mesmo e pelo governador do estado, e que, segundo o secretário, devem ser retomadas, com urgência!

II

Por outro lado, até hoje a hashtag do governador nas suas coletivas é #FiqueEmCasa

Portanto: 1) governador: “Fique em Casa”; 2) secretário: “Não Fique em Casa”.

Seria o caso de perguntar: quem manda mais? Não vamos perguntar porque sabemos que tudo isso é um joguinho de cartas marcadas. É tudo combinado antes, assim como as “visitas - surpresa” do secretário a algumas escolas públicas que são preparadas para recebê-lo com semanas de antecedência! Marketing, marketing, tudo é marketing!

Na nossa opinião, esse “massacre” não é apenas das crianças e jovens; ele estende-se aos professores, gestores, supervisores, dirigentes, servidores das escolas, das diretorias de ensino e dos órgãos centrais. Aliás, parênteses para uma menção ao pessoal dos órgãos centrais da Seduc: excelentes profissionais, dedicados, competentes, e agora com uma tarefa a mais: “correr atrás do prejuízo” provocado pelos chefes políticos! Voltando ao massacre, ele começou lá atrás, quando o atual secretário e sua troupe assumiram a secretaria da educação. A pandemia apenas o potencializou.

III

Segundo o secretário da educação, “renomado epidemiologista”, “as crianças não contraem nem transmitem a Covid-19”. Portanto, na contramão de tudo o que se sabia até agora com relação às crianças: elas são grandes potenciais de transmissão da doença, até por serem assintomáticas!

Segundo Neil Ferguson, PHD em infectologia, professor da Imperial College de Londres, os dados coletados em pesquisa científica na Inglaterra indicam que já há uma nova variante do vírus, que “tem uma propensão maior para infectar crianças, cuja taxa de transmissão poderia ser 70% superior ao coronavírus que se conhecia até então”.

Comentário: quando se coloca uma convicção política acima de evidências científicas, o resultado será sempre uma catástrofe, um massacre!

IV

Uma colega, Diretora no interior do Estado, está sendo processada por ter mantido um cachorro na área da escola.

O secretário da educação fez questão de mandar fotografar uma reunião na sede da Seduc, recentemente, com vários participantes e sua cadela YUKI sentada na cadeira ao lado do secretário, sendo o tempo todo acariciada por ele. No comentário (aparentemente encomendado) aparece a frase “Seduc é pet friendly”!, (“Seduc é amiga dos animais”). Esqueceram de informar a PGE ! Se vale para a sede da Seduc, valerá também para as unidades escolares?

Comentário. Não é nenhuma novidade, mas temos de insistir: com relação à educação, o discurso e a prática do secretário e do governador são como o sol e a lua. Nunca se encontram!


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo