Destaques

 

 

UDEMO |23/02/21 | Atualizado em 23/02/21 17:03


COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CGRH 2021- Nº 174

Colegas,

Por que tanto alvoroço com relação ao COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CGRH 2021- Nº 174, de 22 de fevereiro de 2021, endereçado aos (Prezados) Dirigentes Regionais de Ensino, que dá ESCLARECIMENTO SOBRE O AFASTAMENTO DE SERVIDORES?

Não há quase nada de novo nele! É um documento elaborado por um grupo de alienados, incompetentes para um grupo enorme de profissionais na rede que adoram cumprir e fazer cumprir ordens absurdas, “mostrar trabalho”, para ver quem ganha o troféu de lata no final da maratona. A começar pelos Dirigentes Regionais (com raras e honrosas exceções), que ficam à vontade para usar expressões como “quem manda aqui sou eu”!; “não têm o que fazer? - vão cortar o mato e podar as árvores”; e “ai, de quem não cumprir: é apuração preliminar, de imediato”. E há também os colegas que, infelizmente, gostam de ser assustados e amedrontados. Parece que isso os inocenta de decisões absurdas ou pelo menos diminui-lhes a culpa. “Apuração Preliminar, de imediato”. Será que todas as Diretorias de Ensino têm pessoal suficiente para fazer essas apurações, de imediato? Não cabe defesa? Apuração Preliminar é cadeia? Demissão? Não! Então, não se esconda por trás do seu suposto medo!

Vamos esclarecer esse Comunicado 174 de uma forma bem simples e didática! O que se pretende com ele, pura e simplesmente, é não endossar a greve dos professores, levando para as escolas, todos os dias e em todos os horários, professores e funcionários - com exceção daqueles pertencentes ao grupo de risco ou portadores de atestado médico - apenas para “dar quórum”, para fins políticos e midiáticos, mesmo que profissionais não tenham nada para fazer lá. E não terão mesmo, até porque não podem ser obrigados ao desvio de função! Só isso e apenas isso!

Daí a preocupação com o distanciamento, as aglomerações, o amparo das unidades de saúde, o afastamento dos casos suspeitos etc.

A grande piada fica por conta do seguinte trecho: No caso do descumprimento do protocolo no ambiente escolar e contato por mais de 15 minutos com menos de 1,5 metro de distância, cabe à Diretoria de Ensino imediatamente afastar o(s) profissional (is), informar aos órgãos sanitários locais e abrir processo de apuração preliminar para análise da situação existente, que coloca em risco os demais servidores e estudantes da unidade escolar.

Ou seja, se os professores e servidores insistirem em ficar muito próximos uns dos outros, desobedecendo a norma, a Diretoria de Ensino vai ter um trabalhão: os Supervisores terão de ir até a escola, afastar imediatamente o profissional renitente, informar aos órgãos sanitários locais e abrir processo de apuração preliminar contra ele. Calculamos que serão necessários mais uns 1.200 Supervisores e 645 novas Unidades Básicas de Saúde para darem conta dessa “tarefa”. De qualquer forma, os Supervisores não precisarão “roçar o mato nem podar as árvores”; eles terão trabalho de sobra. Para quê? Para nada! O recado é claro: todo mundo volta para a escola, mesmo sem ter o que fazer lá. E não poderão ficar na sala dos professores, ou na cozinha, ou em grupos “batendo papo”. Todos estarão na escola, menos o projeto pedagógico! Todos estarão na escola, contrariando a orientação fundamental da ciência, neste momento, que é “fique em casa”! No dia seguinte à execução dessa medida, a Seduc mandará publicar e divulgar na imprensa e nas redes sociais: “70% dos professores voltam às aulas presenciais”. O que será uma dupla mentira, é claro!

O grande final deste Comunicado fica por conta do seguinte trecho:

Dúvidas, por favor encaminhar no e-mail: fernando.biasse@educacao.sp.gov.br”.

Como de praxe, não saberão responder, até porque este é mais um casuísmo, mais um capricho do assim chamado secretário da educação!


Participe, também, do Grupo de divulgação da UDEMO no Facebook!

 

 

 
Filie-se à Udemo