Busque em nosso site

Siga-nos no Twitter

 

 
PARA ASSOCIADOS E DEPENDENTES.

HAPKI-DO 05% DE DESCONTO NAS MENSALIDADES

ACUPUNTURA 10% DE DESCONTO NOS ATENTIMENTOS COM ACUPUNTURA AURICULAR

Aulas de Hapki-do (Arte Marcial Coreana)

                  CARLOS EDUARDO CRAVO

                                  Prof. 4º Dan em Hapki-do

   

HAPKI-DO

HAP - União, Coordenação, Harmonia

KI - Energia, Poder, Eficiência

DO - Caminho, Doutrina

Podemos traduzir HAPKI-DO de algumas formas:

"O caminho das energias harmoniosas"

"O caminho da união da energia"

"O caminho do poder coordenado"

O HAPKI-DO é uma Arte Marcial de origem coreana com raizes milenares idealizada pela necessidade de um povo em processo de unificação e a partir da junção de várias técnicas de luta de povos vizinhos. A região que hoje conhecemos como Coréia, em 668 d.c. era dividida em 3 principais reinos que se encontravam em processo de unificação: Shilla, Kokuryo e Paekche.
Em uma época de barbaria e guerras, foi necessário a criação de um pequeno exército para proteção da rainha Chin Heung, a qual era a principal responsável pela unificação dos reinos.

Esse pequeno exército era formado por homens fortes e grandes conhecedores de técnicas milenares de defesa com mãos livres, armamentos, técnicas de respiração, concentração e controle do corpo, além de ensinamentos de literatura, ética e filosofia.

Esse grupo era conhecido como os Hwarang dando assim origem a técnica conhecida como Hwarang-do, influenciadora de algumas outras técnicas de lutas coreanas, mas a principal base do HAPKI-DO que adota como lemas de condutas os mesmos utilizados pelos Hwarang:

 - Amar a pátria; 

 - Respeitar os pais; 

 - Confraternização mútua; 

 - Não recuar um só passo a luta; 

 - Ajudar os fracos.

As guerras e as influências de Artes Marciais de povos vizinhos tornaram o HAPKI-DO que conhecemos hoje uma Arte Marcial extremamente versátil, dinâmica e por que não dizer, completa.

Suas técnicas possibilitam a defesa própria e de outros nas mais variadas situações utilizando mãos livres, armas tradicionais ou improvisadas (chaves, guarda-chuva, escova de cabelo, revistas, vassouras, etc), técnicas de chutes, de chão (luta, quedas e rolamentos), torções, quebramentos, imobilizações, movimentos para aproveitamento da força do adversário, movimentos giratórios, pontos de pressão.

Quando falamos em pontos de pressão, falamos em pontos de Acupuntura e aqui vale citar que o aprendizado de Acupuntura e Massagem também faz parte do HAPKI-DO.

Em um primeiro momento o aluno aprenderá vários pontos de pressão para o auxílio na execução dos movimentos de defesa, visto que a pressão com a intenção de executar um golpe causa grande dor.

Com o decorrer da graduação, o aluno aprenderá que muitos dos pontos antes utilizados como defesa, possuem função terapêutica desde que utilizados de forma correta para este fim.

Para um melhor entendimento das técnicas do HAPKI-DO podemos estudar três elementos: YU (água), WON (círculo) e WHA (harmonia).

 - YU (água) - desenvolvimento da energia  e força através do fluxo e refluxo da água. A água representa, dentre outras coisas para os coreanos, a adaptabilidade. Ela não perde a forma e não podendo vencer o contato contra algum objeto, não existirá conflito, simplesmente se adapta. Assim deve ser o homem, procurando adaptar-se aos obstáculos da vida;

 - WON (círculo) - é o conceito de ganhar força e energia através do movimento giratório. Também simboliza a trajetória do praticante onde, na conclusão de uma fase, simbolizada pelo círculo, terá início uma nova fase descrevendo um novo círculo menor, formando espirais que levarão o praticante, não à frente, mas sim para cima;

 - WHA (harmonia) - é o que levará o praticante à combinação entre mente, corpo, situação e técnica. A harmonia consigo é o primeiro passo para que a harmonia com adversário, situação e técnica também seja alcançada.

Entre em contato através do site ou pelo e-mail

Site: http://www.hapkidokravo.com.br

E-mailcarlos.cravo@bol.com.br