![]() |
||
Matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, de 12/08/09 Serra
defende a reposição total das aulas
"A decisão do presidente (do conselho), ad referendum, não faz sentido", disse o governador. Ele defendeu a reposição total dos dias, determinação ratificada pela Secretaria Estadual da Educação. A indicação do conselho foi publicada no sábado no Diário Oficial do Estado. O texto diz que escolas devem cumprir com todo o conteúdo curricular, mas que podem fazê-lo da maneira que considerarem menos prejudicial ao ensino. Ou seja, abre brechas para que escolas aumentem a carga horária, realizem tarefas pela internet ou deem aulas à tarde, por exemplo. Desse modo, não precisariam ter todos os 200 dias. A resolução, no entanto, poderá ser suspensa hoje, quando todos os integrantes do conselho deverão votar o texto. Anteontem, o ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), defendeu que escolas cumprissem com os 200 dias previstos na legislação, abrindo uma polêmica em torno do tema. "Todas as escolas vão cumprir com o currículo, mas em muitos casos é melhor aumentar a carga horária em vez de dar aulas até o Natal", defende o presidente do sindicato das escolas particulares de São Paulo, Benjamin Ribeiro da Silva. Opinião semelhante é defendida por Mauro Aguiar, diretor do Colégio Bandeirantes. "Quem pensa na educação sabe que há maneiras melhores de repor aulas do que cumprir no papel os 200 dias num caso como esse", defende ele, que também faz parte do conselho. No mês que vem, o Conselho Nacional da Educação também deverá publicar uma resolução sobre o tema.
Intervalo: Intercalar turnos de recreação
para evitar Limpeza: Jogar lenços descartáveis em lixeiras de pedal e limpar e desinfetar superfícies, ambientes, brinquedos e veículos escolares Higiene: Na ausência de lenços, usar as mangas
da roupa para Locomoção: Arejar o transporte
Jornal Diário de São Paulo, de 12/08/09 ENTRE ASPAS Paulo Renato Souza, Secretário de Estado da Educação DIÁRIO - As escolas estaduais vão seguir a orientação do Conselho Estadual de Educação e não cumprir os 200 dias letivos obrigatórios? PAULO RENATO - Não. As escolas da rede estadual vão ter 200 dias letivos como manda a legislação. Nós vamos repor as aulas. A única maneira de não cumprir a legislação seria se houvesse uma medida provisório, por exemplo, do presidente da República, alterando esse artigo da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) para esse ano, em função da gripe A. Como não há essa orientação, não podemos tomar essa decisão no âmbito estadual. Como será essa reposição? Deixamos livre para que cada unidade defina a maneira como as aulas serão repostas. As escolas poderão optar por repor as aulas no fim do ano, aos sábados ou no contraturno escolar. Há alguma orientação especial para o retorno das aulas na próxima segunda-feira? Que alunos com sintomas de gripe fiquem em casa.
|
|
|
![]() |