A
Importância dos Idosos
"As Secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento
Social fecharam uma parceria para que todos os alunos dos ensinos fundamental
e médio recebam informações e aprendizado sobre a
chamada Terceira-Idade. Ainda este ano, os professores da rede pública
estadual serão capacitados para tratar desse assunto com os alunos.
O objetivo é que os alunos aprendam a valorizar a Terceira-Idade
e saibam sobre a importância dos idosos para a sociedade".
Cabe um esclarecimento: idoso é sinônimo de aposentado. E
aí, a primeira pergunta que se deve fazer é a seguinte:
governo é sociedade? Se for, já surge aqui uma primeira
contradição. Ninguém se importa menos com os idosos
e os aposentados do que o próprio governo. Está aí
um governo que, por suas ações, ou melhor, omissões,
prova que não respeita os aposentados. Apesar disso, e disso conscientes,
e por estarmos sempre dispostos a ajudar, a colaborar (essa eterna mania
de educador!!), gostaríamos de sugerir um conteúdo programático
para esse treinamento. Sugerimos que se exija de todos os professores
a leitura das obras de Jonathan Swift, escritor inglês do século
17, autor de "As Viagens de Gulliver". Dessas obras, em especial
o texto em que ele descreve a solução fantástica
que os habitantes de uma ilha imaginária descobriram para acabar
com a pobreza: matar os pobres. Algo semelhante ao que se faz com os idosos
e os aposentados no Brasil, só que aqui a coisa é mais sutil,
mais disfarçada. Tratar o idoso e o aposentado, daquela forma,
seria cruel, sem dúvida, mas também mais sincero e menos
demagógico. Hoje, na verdade, parece que a maneira mais segura
de melhorar a aposentadoria é morrer mais cedo.
O governo fala da
importância dos idosos para a sociedade, ao mesmo tempo em que os
exclui dos reajustes salariais e dos benefícios das reestruturações
de carreiras, o que concorre para o seu crescente e contínuo empobrecimento.
No magistério, os aposentados foram excluídos do reajuste
salarial, do bônus e de todas as gratificações: por
atividade de magistério, por trabalho educacional, de função
e de representação. Em resumo, nega-se aos aposentados o
direito a uma vida com um mínimo de qualidade. O governo que enfatiza
a importância da discussão das questões sobre o envelhecimento,
é o mesmo que oferece aos aposentados um péssimo serviço
de saúde, obrigando-os a correr para os caríssimos e proibitivos
planos de saúde privada. O governo que ressalta a importância
da valorização da Terceira-Idade é o mesmo que faz
o possível e o impossível para impedir ou adiar a aposentadoria
dos educadores. É preciso que esse governo seja lembrado de algumas
premissas básicas. Os aposentados não querem apenas reconhecimento;
eles exigem respeito aos seus direitos. Os aposentados não querem
ser valorizados em cursos e treinamentos; eles exigem respeito no seu
dia-a-dia. Os aposentados não querem privilégios; eles exigem
respeito à sua dignidade.
Enquanto essas premissas
não se concretizarem, os idosos e os aposentados agradecem, mas
dispensam aulas e palestras sobre a sua importância, assim como
as parcerias para capacitação sobre a Terceira-Idade. Porque,
nesse contexto, sabem eles que tudo isso é mera demagogia. Os aposentados
sabem muito bem que, na verdade, eles não são importantes
para o governo, nem são respeitados por ele. Essa perfumaria que
o governo agora alardeia-uma parceria para tratar da importância
do idoso- não passa de demagogia barata. Todos os recursos que
serão desperdiçados com esses treinamentos, aulas e materiais
deveriam ser convertidos em proventos, gratificações e bônus
para os aposentados. Teriam melhor destino e uso. E, como um exemplo vale
mais que mil palavras, com essa atitude o governo estaria mostrando respeito
aos idosos, aos aposentados, reconhecendo e valorizando a sua importância
social.
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Decálogo
a
ser seguido pelos gestores para a solução dos problemas
de infra-estrutura das Escolas Públicas Estaduais
1
Se não houver merendeira na escola,
não será fornecida a merenda;
2
Se não houver pessoa responsável pela Biblioteca,
ela permanecerá fechada;
3
Se não houver escriturários e secretário,
de acordo com o módulo, não haverá entrega de documentos
na DE;
4
Se não houver verba para compra
de material e manutenção da sala de informática,
o local não será utilizado;
5
Se não houver recursos para reparos e vazamentos
no prédio escolar,
não haverá consertos;
6
Se não houver recursos para pintura do prédio, o prédio
não será pintado;
7
Se não houver verba para a contratação de
contador para as escolas, não haverá prestação
de contas à FDE;
8
Se não houver verba suficiente para a contratação
de funcionários pela CLT,
o dinheiro será devolvido;
9
Se a mão-de-obra provisória
não for qualificada, será recusada;
10
Se as festas não tiverem o objetivo de integrar
a escola à comunidade, não serão realizadas
A nossa
escola é, por previsão constitucional, pública e
gratuita. Portanto, ela tem de ser custeada pelos cofres públicos.
Todas
as omissões do Estado, com relação aos itens acima,
deverão ser objetos de ofícios
da direção às Diretorias Regionais de Ensino,
a fim de isentarem o diretor de eventuais responsabilidades administrativas.
Toda e qualquer ameaça de punição aos diretores associados
da Udemo, por tomarem aquelas atitudes, será objeto de defesa jurídica
por parte do Sindicato, seguida de denúncia ao Ministério
Público e propositura de Ações Civis Públicas
contra o Estado, pelo não cumprimento das suas obrigações
para com as unidades escolares e pelos prejuízos causados à
comunidade escolar.
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