Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, de 02/11/08

Arcebispo no PR cria curso on-line de catecismo

Um arcebispo católico criou no Paraná um curso inédito de catecismo on-line para facilitar o acesso de fiéis sem tempo para aulas nas paróquias.

A experiência é feita com universitários, professores e funcionários de universidades públicas e particulares de Cascavel (500 km de Curitiba).

Cerca de 50 pessoas se inscreveram para as aulas virtuais. Diferentemente das reuniões tradicionais, com local, hora e dia marcados, o curso on-line permite que o fiel cumpra a programação sem se preocupar com esses detalhes.

"Percebemos que muitos universitários tinham interesse em concluir a catequese e a crisma, mas estudavam o dia inteiro", disse o arcebispo de Cascavel e autor da idéia, dom Mauro Aparecido dos Santos.

Tradicionalmente cumpridas na infância e na adolescência, a catequese e a crisma são iniciações a preceitos cristãos pelos quais o católico passa para receber, respectivamente, a comunhão nas missas e ser autorizado a se casar no religioso.

Com uma senha, o fiel acessa uma página no site www.dommauro.com.br para responder por e-mail a questões formuladas nos cinco módulos do curso. Ao fim de cada módulo, os alunos se encontram com freiras que ministram as aulas on-line para tirar dúvidas.

Dom Mauro diz que tem recebido pedidos de fiéis de todo o país para ingressar no curso. "Nossa jurisdição é a arquidiocese de Cascavel", diz.

Decálogo
a ser seguido pelos gestores para a solução dos problemas de infra-estrutura das Escolas Públicas Estaduais


1
Se não houver merendeira na escola,
não será fornecida a merenda;

2
Se não houver pessoa responsável pela Biblioteca, ela permanecerá fechada;

3
Se não houver escriturários e secretário,
de acordo com o módulo, não haverá entrega de documentos na DE;

4
Se não houver verba para compra
de material e manutenção da sala de informática, o local não será utilizado;

5
Se não houver recursos para reparos e vazamentos no prédio escolar,
não haverá consertos;

6

Se não houver recursos para pintura do prédio, o prédio não será pintado;

7

Se não houver verba para a contratação de contador para as escolas, não haverá prestação de contas à FDE;

8
Se não houver verba suficiente para a contratação de funcionários pela CLT,
o dinheiro será devolvido;

9
Se a mão-de-obra provisória
não for qualificada, será recusada;

10
Se as festas não tiverem o objetivo de integrar a escola à comunidade, não serão realizadas

A nossa escola é, por previsão constitucional, pública e gratuita. Portanto, ela tem de ser custeada pelos cofres públicos. Todas as omissões do Estado, com relação aos itens acima, deverão ser objetos de ofícios da direção às Diretorias Regionais de Ensino, a fim de isentarem o diretor de eventuais responsabilidades administrativas.
Toda e qualquer ameaça de punição aos diretores associados da Udemo, por tomarem aquelas atitudes, será objeto de defesa jurídica por parte do Sindicato, seguida de denúncia ao Ministério Público e propositura de Ações Civis Públicas contra o Estado, pelo não cumprimento das suas obrigações para com as unidades escolares e pelos prejuízos causados à comunidade escolar.