Materia publicado no jornal
Folha de São Paulo, de 20/07/10
Recado do
Enem
Editoriais
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Devem ser analisados com cautela os rankings
de desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio
do ano passado, que acabam de ser divulgados.
Como a prova -usada por parcela das universidades
e faculdades públicas para selecionar alunos- não
é obrigatória, a maior ou menor adesão de estudantes
ao processo seletivo tende a influenciar o resultado dos colégios.
Um alto índice de abstenção,
por exemplo, pode contribuir para que apenas uma "elite"
de alunos de determinada escola seja responsável pelo retrato
de seu desempenho educacional.
Se problemas intrínsecos de comparação não
bastassem, o exame de 2009 foi atípico. O último Enem
teve a maior abstenção da história -quase 40%
dos inscritos. O vazamento das questões forçou o adiamento
do teste. Universidades importantes desistiram de aproveitá-lo
em seus processos seletivos -e muitos estudantes se desmotivaram.
Com tantos fatores a embaralhar a performance
individual das escolas, tornam-se ainda mais significativas as constâncias
encontradas no Enem nos últimos anos.
São públicas, em maioria esmagadora,
as piores escolas no exame. E ainda que variem bastante os nomes
dos centros de excelência no topo do ranking a cada ano, eles
são, em regra, particulares.
As exceções são as escolas
públicas que conseguem selecionar seus alunos, por meio de
testes. Esses centros de excelência podem se dar ao luxo de
escolher os melhores estudantes, o que cria um ciclo virtuoso para
a qualidade de seu ensino. Da mesma forma se constata um ciclo de
mazelas nas escolas estaduais e municipais das regiões mais
pobres.
A difícil tarefa de gestores públicos,
diretores e professores é fazer com que seus alunos consigam
superar condicionamentos externos aos muros da escola. Exames como
o Enem têm permitido identificar métodos que contribuem
para isso, ao elevar o aproveitamento dos estudantes.
Resta levar esse conhecimento aos professores
e diretores de cada escola pública. E incentivá-los
-financeiramente, inclusive- a perseguir o objetivo de melhorar
o desempenho de seus alunos.
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