Remoção e Ingresso
Principais Destaques da UDEMO
UDEMO | 19/11/19 | Atualizado em 6/12/19 11:36
Remoção e Ingresso
Colega,
No dia 18 de novembro, tivemos uma audiência na SE, com o Sr. Secretário Executivo da Educação. Na pauta, os seguintes itens:
Só houve resposta “afirmativa” para o concurso de Supervisor de Ensino. Segundo o Secretário Executivo, a SE está ultimando os procedimentos para a homologação do concurso, após o que deverá acontecer o ingresso. Sobre a remoção, não há definição.
Comentário da Udemo:
Nossa experiência, como entidade de classe e no relacionamento com a SE, nos permite afirmar, mais uma vez, que, a depender da SE, nada disso vai acontecer. Nem remoção, nova chamada, prorrogação do prazo de validade do concurso por mais dois anos, no caso do Diretor de Escola; nem remoção e chamada, no caso do Supervisor de Ensino.
Exatamente por isso – que já vínhamos denunciando desde abril – a Udemo impetrou ações judiciais para defender os interesses dos associados, abrangendo todos aqueles procedimentos. Essas ações encontram-se em tramitação.
UDEMO | 19/11/19 | Atualizado em 6/12/19 11:36
Alerta da Udemo:
O magistério sempre foi terreno fértil para boatos e desinformações. Agora, com as redes sociais, a coisa se intensificou. Cuidado com dois tipos de colegas, ambos com sinais claros de paranoia:
Portanto, colegas, estejam sempre atentos, e não se deixem seduzir por esses dois tipos de paranoicos levianos. Sigam os materiais, informações e orientações que são passadas pelo seu sindicato / entidade, e consultem-nos, sempre que for necessário.
A única saída para todos esses problemas é a união da categoria em torno dos seus sindicatos.
Saudações,
Udemo Central
UDEMO | 13/11/19 08:16 | Atualizado em 6/12/19 11:36
Mobilização !
Colega,
Não esqueça:
Dia 6 de dezembro, sexta-feira, você tem um compromisso com toda a categoria: a mobilização na Praça da República, às 14 horas, contra as atitudes e as omissões da Secretaria da Educação e do governador do Estado.
Não aconteceu a remoção dos especialistas, não houve o ingresso dos Supervisores, não houve a nova chamada dos Diretores, não foi prorrogado o prazo do concurso de Diretor. Tudo ao contrário do que havia sido prometido !
De reajuste salarial, nem se cogita ! Vamos ficar mais quatro anos com os mesmos (e vergonhosos) salários? Aliás, com a nova alíquota da Previdência, nosso salário líquido vai diminuir!
Nossas escolas e Diretorias continuam sem pessoal, sem verbas, sem manutenção, sem infraestrutura.
A Secretaria e o governo insistem em projetos que tendem a acabar com o cargo de Diretor de Escola e de Supervisor de Ensino, transformando-os em “postos de trabalho”.
Os aposentados continuam sendo discriminados!
Vamos assistir a tudo isso, passivamente? NÃO ! Junte-se a nós! Venha para a Praça da República, dia 6 de dezembro, às 14 horas.
Nossa força é a nossa união!
Siga o lema da Udemo e o conselho do Governador do Estado: Lute pelos seus direitos!
Contamos com você !
Saudações,
Udemo Central.
UDEMO | 07/11/19 9:44 | Atualizado em 6/12/19 11:36
A Hora da Virada
“Lute pelos seus direitos”
(Governador João Doria Jr.)
Há vários significados para esta expressão. Vamos ficar com “momento decisivo.
É o momento de decidir, não se pode postergar. Decidindo-se, não há como recuar. Não se decidindo, não há mais o que fazer!
A Udemo vem publicando matérias quase todos os dias, criticando as medidas da Secretaria da Educação que, cada vez exige mais dos gestores, ao mesmo tempo em que lhes dá menos condições de trabalho.
Também, a Udemo já tomou várias medidas judiciais contra a Secretaria, e em favor da escola e dos gestores, dentre elas: ação contra o acúmulo e o desvio de função, ação pela remoção, ação pelo ingresso, ação pela prorrogação do prazo de validade do concurso de Diretor, denúncia no Ministério Público sobre a precariedade das condições das escolas públicas – falta de professores, funcionários e verbas.
Sempre destacando um ponto essencial: a falta de respeito e de diálogo por parte da Secretaria da Educação, que é a tônica também de outros sindicatos, inclusive, recentemente, da Polícia.
Portanto, a Udemo, enquanto sindicato, vem fazendo, com muito zelo, a parte que lhe cabe.
Agora é a vez dos gestores, que são a base da Udemo! Se esses gestores continuarem fazendo tudo que a Secretaria/Diretoria manda, mesmo não tendo as condições para tanto, de nada vão servir as medidas tomadas pela Udemo.
As escolas não têm funcionários para executar as tarefas que lhe são exigidas- nem as básicas nem as ‘inventadas’ pela Secretaria, a cada semana. Apesar disso, os gestores se ‘descabelam’, se estressam, mas dão um jeito de cumprir todas as exigências, mesmo sabendo que estão fazendo o trabalho de outros, ou seja, com desvio de função. Mas estão fazendo ! Se estão fazendo, a Secretaria vai continuar inventando e exigindo !
Se o governo tentasse uma política semelhante com o Ministério Público e a Magistratura, será que ia funcionar ? Não !! Mas com a escola, funciona; então “vamos continuar inventando, exigindo e ameaçando as escolas e os gestores” !
Aí, com toda humildade, temos de aprender um pouco com o Sinpeem – dos professores da rede pública municipal. Quando esse sindicato orienta seus associados para não cumprirem determinadas exigências, eles não cumprem !
Recentemente, vimos alguns episódios nesse sentido; quando o Diretor tentou forçar um professor a cumprir uma determinação julgada ilegal ou ilegítima, este professor imediatamente ameaçou com um Mandado de Segurança, em nome do sindicato, já com o modelo em mãos ! E aí, o Diretor recuou, o Dirigente recuou, o Secretário recuou! É assim que se faz !
É chegada a hora de os Diretores fazerem o mesmo! Orientados pela Udemo para não cumprirem determinadas ordens ou exigências da Secretaria, todos devem se negar a fazê-lo. São ordens manifestamente ilegais -portanto, por lei, não podem ser cumpridas – e que levam os gestores a desvios de função, o que também é proibido por lei. O Diretor não pode exercer as funções do Vice, do professor Coordenador, do GOE, dos Agentes, da Merendeira etc.
E se houver pressão por parte das autoridades superiores? O Departamento Jurídico estará de prontidão para tomar todas as medidas jurídicas cabíveis, inclusive o Mandado de Segurança, em favor de seus associados.
Colegas! Vamos fazer um pacto !
A Udemo orienta; os associados agem de acordo com essas orientações! A Udemo assume as consequências, porque tem certeza dos abusos que se vêm cometendo contra os gestores !
É a hora da virada, colegas ! Chega de sermos tratados com tanto desrespeito e displicência. Ou a SEDUC dá condições de trabalho às escolas, ou não se trabalha!
Os gestores devem continuar dando o melhor de si, mas dentro daquilo que é de sua competência, atribuição ou obrigação, e no seu horário normal de trabalho!
Fora disso, nada !
Essa deve ser a nossa luta, daqui para frente !
E vamos vencer ! Basta você aderir, com determinação !
No dia em que os gestores descobrirem a força que têm, a história da escola pública vai mudar ! No dia em que os gestores trocarem o medo pela determinação, eles serão respeitados pela Secretaria e pelos governos !
No dia em que os gestores acatarem as orientações da Udemo e seguirem o conselho do Governador, em entrevista à Rádio Jovem Pan, em 5/10/2019, eles voltarão a ser valorizados: “Não perca a esperança... Lute pelos seus Direitos”!
A hora é agora !
Clique aqui para continuar no site da Udemo