A equipe da E.E. Porfª Joanita Kammer Martins Pereira, de Araras, resolveu agir assim que ficou sabendo do primeiro caso de aparecimento de escorpião em uma escola municipal na cidade. A diretora da escola Silvana Noya Pires Michelin, escreveu um livro virtual: “ Um estranho na escola” a partir do qual as professoras da escola prepararam uma sequência didática sobre o tema, denominada “Um estranho na escola”, com a finalidade de conscientizar os alunos sobre os cuidados a serem tomados com o aparecimento dos animais peçonhentos.
O assunto escorpião integrou a proposta pedagógica como um tema transversal, uma vez que, se tornou um assunto de interesse dos alunos e da comunidade.
A partir da leitura do livro que foi o impulsionador do assunto para as crianças, os alunos leram e escreveram diversos gêneros textuais: bilhete, verbete, reescrita de textos, cartas e textos científicos. Todos escritos a partir de uma roda de conversa onde os alunos puderam argumentar e receber orientações sobre como identificar e evitar esses insetos.
Encerramos a sequência didática com uma reunião com a comunidade para expor os trabalhos realizados pelos alunos e fazer uma interação entre pais e filhos onde juntos escreveram um bilhete para a personagem do livro alertando-a da presença de escorpiões.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – UM ESTRANHO NA ESCOLA
Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano.
Objetivos específicos:
Diante do aparecimento de escorpiões na zona urbana, faz-se necessário promover ações a fim de sensibilizar os alunos e ensiná-los a lidar com o problema, auxiliando na construção do senso de responsabilidade individual e social; despertando o interesse pelo bem estar coletivo, além de aprimorar as habilidades de higiene e manutenção da limpeza do local onde vivem e transitam.
Recursos materiais:
• Vídeos;
• Folhas impressas com atividades diversas;
• Revistas e jornais para pesquisa;
• Sulfite, cartolina, papel pardo para confecção de cartazes e folhetos;
• Caderno do aluno para registros diversos.
• Máquina fotográfica ou celular para registro de fotos.
Expectativas de aprendizagem:
• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.
•Participar de situações de intercambio oral, ouvindo com atenção, formular e responder a perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
• Ler, por si mesmos diferentes gêneros (textos narrativos literários, instrucionais, de divulgação científica e notícias, apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita).
• Reescrever, de próprio punho, histórias conhecidas, considerando as ideias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
• Produzir textos de autoria de próprio punho utilizando recursos da linguagem escrita.
• Revisar textos coletivamente, com a ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
Etapas previstas: 4 ou 5 aulas.
Leitura do texto:
Rodas de conversa sobre o tema;
Leitura de Textos informativos
• Confecção de cartazes e folhetos informativos, verbetes, textos instrucionais, escrita de bilhetes.
Leitura do texto:
Escrita de um bilhete para a fadinha com a ajuda dos pais
Escrita de cartas para o jornal que publicou a matéria da sequência didática realizada na escola
Silvana Noya Pires Michelin
Diretor de Escola
EE Joanita Kammer Martins Pereira
Diretoria de Ensino Regiao de Pirassununga